segunda-feira, 9 de julho de 2007

Slides das Palestras no II ESLIF

No dia 7 de Julho, ministrei duas palestras no 2o Encontro de Software Livre do Instituto Superior Fátima (II ESLIF), em Brasília.

A primeira palestra foi à respeito de FreeBSD, com o título "FreeBSD: principais características", e com o seguinte resumo: Introdução ao sistema operacional FreeBSD, suas principais características e comparação com outros sistemas operacionais, além da introdução das novidades de desenvolvimento do sistema operacional.

A segunda palestra, foi à respeito de VoIP e Asterisk, com o título "Asterisk: VoIP e Software Livre", com o seguinte resumo: Apresentação dos conceitos de VoIP e do projeto Asterisk. Detalhamento de projetos e soluções envolvendo Asterisk. Apresentação de ambiente real em produção, com exemplos práticos, demonstrando a tecnologia envolvendo VoIP, GNU/Linux, Asterisk e outros softwares livres funcionando sistemicamente integrando a solução.

Os slides das palestras encontram-se disponíveis em:
- FreeBSD: principais características (aqui)
- Asterisk: VoIP e Software Livre (aqui)

Sou grato pela presença e participação dos presentes e também à organização do evento.

Felipe Neuwald.

3 comentários:

Anônimo disse...

Coloquei um link para este material la no meu blog.. caso haja problemas me da um toque que eu retiro.

Anônimo disse...

Grande Felipe, td blz.

Fiz um curso com vc sobre Freebsd em 2002, em parceira com a AIP (Ten Ramos). Depois até nos encontramos no aeroporto em SP.

Estou trabalhando em algumas instituições e queria trocar umas idéias com vc. Por gentileza, me mande um email (henriquevinicius@gmail.com).

Atenciosamente,
Henrique Vinicius.

Gabriel disse...

Olá Felipe, tive o prazer de participar da palestra sua sobre Asterisk na 2ª ESLIF, e também da palestra de FreeBSD na Faculdade Projeção que aconteceu ontem. Foi realmente uma pena que algumas pessoas não conseguiram captar bem os termos por você passados, devido à estarem iniciando nesse mundo da informática. Eu particulamente, achei todas as duas palestras muito bem ministradas, tornando os assuntos abordados muito interessantes e ficou uma visão importante sobre esse conteúdo.

Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre asterisk, se você puder responder. Na palestra você instruiu o asterisk mais para o caso de um "sevidor" de telefonia de uma empresa (não necessariamente um servidor, apenas usei esse termo por falta de outro mais exato), mas o asterisk pode ser usado como um simples softfone para uso doméstico?

Obrigado, sucesso!

Meu e-mail: gabrielexpert@msn.com